segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Como se tornar um bom líder de equipe, e não um chefe ?


Já atuei no cargo de gestor / formação de pessoas por 8 anos, e hoje com muita humildade, me coloquei a disposição para o cargo de analista de atendimento, atuando em duas Empresa, em segmentos totalmente destintas, uma em SAC e outra como SUPORTE TÉCNICO, o atendimento SAC é realizado no callcenter, já o SUPORTE TÉCNICO nível II, é em sistema de Home-Based, ou seja, trabalho na estrutura montada em minha casa, pratica que está ganhando popularidade e força no Brasil.
Meu objetivo não se trata em "regredir", e sim em adquirir mais conhecimentos, ter mais visão e entendimento, como isso ganharei "progresso" em minha experiência, pois na realidade a cada dia aprendemos mais e mais...
Hoje recebi um feedback após uma monitoria carrapato, e a monitora apontou todos os meus lados positivos e me atentou em um procedimento super importante, achei muito bacana a forma de se portar e de conduzir o feedback. Com isso, hoje assimilando e observando o meu cotidiano atual, decidi em escrever 10 dicas, "ao meu ponto de vista, de como ser um bom líder de equipe:"


Antes de mais nada, há uma grande diferença em ser LÍDER ou ser CHEFE.
O LÍDER diz para a sua equipe : VAMOS JUNTOS ...
O CHEFE diz para o seu subordinado: FAÇA, na verdade não diz, e sim " MANDA"...
O verdadeiro LÍDER não manda, e sim, sempre trabalha em EQUIPE.


Hoje em dia, se tornar um bom líder está cada vez mais difícil, tanto pela quantidade e demanda de trabalho, quanto pela diversidade de estilos de liderança que podem ser adotados.

1- Relacionamento: um líder deve ter um bom relacionamento inter e intrapessoal. Além de ter a capacidade de se auto motivar e conhecer bem pontos fortes e fracos, ele deve reconhecer essas características em sua equipe, sabendo como motivá-los, entendendo suas capacidades e virtudes, entre outras informações. Esse conhecimento e entendimento só são possíveis por meio do bom relacionamento.

2- Saiba planejar e usar estratégias: é extremamente importante que o líder conheça todas as etapas de trabalho delegadas a sua equipe, além do status de cada uma dessas tarefas, até para que possa ajudá-los a cumpri-las. Ter uma estratégia e um planejamento dessas atividades é fundamental para conseguir traçar e conquistar as metas desejadas.

3- Reconhecer o esforço da equipe: liderar não é apenas dar bronca, mas também estar ao lado da equipe em todos os momentos, tanto nos resultados positivos, quanto negativos. Ao alcançar os bons resultados, saiba reconhecer o trabalho de seu grupo e deixe claro que essa vitória só foi possível devido ao trabalho em conjunto e não de apenas uma ou duas pessoas. Nos momentos negativos, também é importante saber liderar, entender junto com a equipe o motivo da meta não alcançada, reconhecer erros e acertos, alem de mostrar o caminho para mudar esse resultado.

4- Ter conhecimento: além de conhecimento técnico e teórico do setor, o líder deve entender também a cultura da empresa. Um gestor de uma empresa de advocacia é diferente de uma agência de marketing, por exemplo, cada área e perfil de organização exige uma liderança diferente.  Ter experiência no ramo e saber compartilhá-la para o bem da equipe também é fundamental.

5- " Ser também um aprendiz": apesar do líder geralmente ter mais experiência que os membros da sua equipe, ele também pode aprender coisas novas no seu dia a dia. Um “líder aprendiz” absorve mais facilmente as características e ações das pessoas e situações em sua volta, além de conseguir motivar sua equipe a colaborar com novas ideias e sugestões para o trabalho.

6- Conhecer sua equipe: é fundamental conhecer seus funcionários para o trabalho fluir melhor. Além de conhecer a capacidade de cada um tecnicamente, saber alguns traços de suas personalidades também é importante para saber como gerir melhor o trabalho;

7- Estar sempre atualizado: liderar é também estar sempre atualizado com o que acontece na sua área de atuação e no mundo.  O líder deve saber filtrar todas essas novidades e atualizações e saber como aplicá-las tanto no seu trabalho de gestão com a equipe, quanto ao sugerir novas ideias e estratégias para o crescimento da organização. Incentivar e ajudar a equipe a estar sempre atualizada também é essencial.

8- Gostar do que faz: um líder que não gosta do que faz ou que realiza suas tarefas apenas por obrigação, acaba transmitindo isso a sua equipe, deixando-os desmotivados. Não adianta nada ter todas as características e capacidades para exercer uma função de líder, se não gostar do que faz ou da empresa na qual trabalha;

9- Ter organização: a desorganização pessoal pode refletir na liderança e trazer diversas consequências para o trabalho. Um bom líder deve saber organizar não só suas tarefas, como também a de sua equipe. Pequenas atitudes como ter uma agenda, uma planilha de controle e lembretes já são suficientes para manter um trabalho organizado.

10- Faça outros lideres: o líder não cresce sozinho, é importante não só identificar novos líderes, como também formá-los. Saiba reconhecer quando um membro de sua equipe merece ser promovido, nem que tenha que perdê-lo para outro setor, essa é uma forma de manter uma equipe sempre motivada e renovada.

Até o próximo artigo!

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